Sua landing page converte ou confunde os visitantes?

Um usuário pode entrar em seu site de diversas formas e por vários lugares. Mas quando desenvolvemos uma campanha específica para gerar interesse dos visitantes e convertê-los (atraí-los a uma compra, adesão, cadastro ou outra ação que desejemos), investimos em links por toda pela web. Esses links podem estar em banners, emails marketing, links patrocinados e na mídia off-line, mas todos eles levam ao mesmo lugar: “a página de entrada”, a “landing page”, a página por onde você quer que entrem no seu site, porque é ali que você vai trabalhar a conversão dos seus visitantes.

Criar links para uma landing page é fácil; difícil é criar uma landing page que cumpra sua função.

Algumas dicas para o sucesso de uma landing page:

1. Assim que o usuário entra em uma landing page, precisa sentir, imediatamente, que está no lugar certo e no site certo.

Isso quer dizer que você não pode, por exemplo, criar um banner com determinado conceito visual e deixar o usuário entrar na sua landing page sem encontrar a mesma identidade em canto algum. “Entrei no site certo?” Quem achar que não, vai embora. “Estou no lugar certo?” Quem se propuser a procurar e não encontrar, também irá embora. Conclusão: o que deve chamar mais atenção na sua landing page é exatamente o que levou o usuário até lá.

2. Desenvolva uma landing page para cada grupo de usuários com determinado perfil.

Por exemplo: se você vai lançar um produto ou serviço, que será ofertado aos mercados consumidor e empresarial, crie duas landing pages, uma para cada segmento de mercado. O comportamento e as reações de cada um desses públicos devem ser tratados de forma distinta.

Para o público consumidor (B2C, business-to-consumer), foque na compra rápida. Ofereça descontos e vantagens para criar urgência na compra. Informações detalhadas, comparativos, imagens, vídeos e outros conteúdos complementares são essenciais. Opiniões de outros clientes e tira dúvidas on-line também são diferenciais.

Já o público empresarial (B2B, business-to-business), prefere pesquisar, analisar e comprar depois. A landing page deve conter informações abundantes sobre o produto, depoimentos sobre a qualidade do produto e sobre sua empresa. Confiança, segurança, qualidade e entrega são valores intangíveis, mas inestimáveis para esse público. Quanto ao preço… Negocie depois.

3. Entregue o que prometeu.

Não tem nada mais irritante do que clicar em uma promoção e encontrar, depois, uma série de regras e restrições desestimulantes ou, ainda, informações “complementares” às que estavam no email ou no banner, que mostram que a oferta não é exatamente conforme prometido. Quando entregamos o que prometemos, criamos uma relação de confiança com o cliente.

4. Procure obter informações sobre o usuário.

Uma vez que o usuário chegou à sua landing page, estimule a compra ou conversão. Caso ele não opte, você não vai querer perdê-lo, certo? Tente obter informações pessoais básicas, como nome e e-mail, oferecendo em troca algum incentivo. Ao menos você já sabe quem ele é e como entrar em contato.

5. Inclua calls-to-action.

Fazer um usuário clicar em um banner, link ou email marketing, levá-lo até a landing page, mostrar a oferta prometida e não exibir uma chamada para a ação do usuário (call-to-action) é dar um tiro no próprio pé. O mais difícil – convencer e trazer o usuário até a oferta – foi feito e, no momento da conversão, o visitante é dispensado! “Obrigado por ter vindo até aqui”. Parece absurdo, não é? Existem empresas que gastam muito dinheiro em uma campanha, mas esquecem de receber o futuro cliente de braços abertos.

Sua landing page precisa convidar o usuário para comprar, voltar, assinar uma newsletter, cadastrar-se para contato posterior ou qualquer outra medida que você crie para não perdê-lo. Quanto mais envolvido pela landing page, maiores as chances de conversão.
Nunca esqueça de que emails promocionais, mídias on-line e outros links trazem tráfego para seu site, mas a venda será feita na landing page.

Fonte: Web Contexto

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