Qual é a melhor plataforma de e-commerce? Saiba como escolher

A resposta para a dúvida sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce não é única e muito menos imediata, e por isso mesmo a tentativa de generalização sempre dá errado.

É compreensível que os novos empreendedores do comércio eletrônico tenham essa preocupação como uma das principais na hora de montar uma loja virtual, mas como vamos ver, é preciso fazer uma análise de cada situação.

Determinas entre as dezenas de ofertas de fornecedores de plataformas de e-commerce qual delas é a mais indicada para o seu projeto é um grande desafio, mas na verdade, a resposta para a pergunta sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual está no seu documento de planejamento do  projeto.

De maneira geral podemos dizer qua a plataforma de e-commerce ideal é aquela que satisfaça às suas necessidades atuais e futuras, pelo menos a médio prazo, e se encaixe no seu orçamento disponível para o projeto.

É claro que existem as questões técnicas envolvidas, como abordamos em um artigo publicado anteriormente aqui no Guia de E-commerce, sobre como escolher uma plataforma de e-commerce, mas a questão fundamental é coordenar as questões técnicas com o seu momento de negócio.

A melhor plataforma de e-commerce é a que vira parceira

Em primeiro lugar é preciso que você se convença que o processo de escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas mais críticas de todo o processo de criação de uma loja virtual e por isso mesmo merece todo o tempo, análise e pesquisa que você puder dedicar.

Em nosso curso de e-commerce desenvolvemos uma planilha para ajudar os participantes nessa tarefa, já que existem literalmente dezenas de aspectos a serem considerados nessa análise, e a única maneira de não se perder nesse processo é sistematizando-o através de um check list.

A melhor plataforma de e-commerce que você vai encontrar é aquela que se transforma em uma verdadeira parceira do seu projeto de e-commerce, ou seja, uma plataforma que ofereça todos os recursos necessários para o seu negócio e também possa lhe acompanhar durante o processo de evolução da sua loja virtual.

Portanto, o primeiro passo é verificar se a plataforma de e-commerce que você está analisando possui todos os recursos que você irá precisar, não só na parte comercial do negócio como também no que diz respeito aos recursos de marketing digital.

É comum as pessoas imaginarem podem começar sua loja virtual com qualquer plataforma e no futuro, quando a evolução natural do negócio requisitar mais recursos basta apenas trocar a plataforma e pronto, tudo resolvido.

Na verdade a coisa não funciona assim, pois a troca de plataforma de e-commerce acarreta uma série de transtornos que vão desde a quebra da rotina de trabalho chegando até mesmo à perda de valiosas posições no Google.

Critérios para a escolha de uma plataforma de e-commerce

A escolha da plataforma de comércio eletrônico é sem dúvida alguma uma das etapas mais críticas para quem deseja abrir uma loja virtual de sucesso. Para ajudar a você nessa escolha, podemos enumerar alguns critérios a serem levados em consideração:

  • A plataforma é escalável? Ela irá acompanhar o desenvolvimento do seu negócio?
  • Os recursos da plataforma de e-commerce são compatíveis com o atual momento tecnológico?
  • A plataforma possui todos os recursos de gerenciamento do negócios ou será necessária a contratação de sistemas acessórios.
  • A plataforma de e-commerce possui todos os recursos para implementação de estratégias de marketing digital avançadas?
  • O investimento na plataforma é proporcional ao orçamento total do projeto?

Essa última pergunta foge da área técnica, mas é de igual importância na hora da escolha da plataforma. Um dos grandes diferenciais no e-commerce atual está na etapa de divulgação da loja virtual.

Por isso, é aconselhável que em um projeto de e-commerce, os recursos disponíveis para o investimento sejam alocados na proporção de 30% destinados para a aquisição e configuração do sistema de e-commerce e sistemas acessórios e 70% para o marketing digital.

A resposta mais acertada para a pergunta qual a é melhor plataforma de e-commerce é: A que melhor se adapta às suas necessidades imediatas e de médio prazo e que não estoura ou desequilibra o seu orçamento para o projeto.

Definida a sua plataforma de e-commerce, será a hora de pensar na divulgação da sua loja virtual.

Agora que você já tem as bases para definir qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso, basta pesquisar em nosso guia e entrar em contato com os diversos fornecedores para escolher o sistema que irá adotar em seu projeto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no Guia de E-commerce

Artigo anteriorFranquias de lojas virtuais
Próximo artigoComo medir o ROI nas mídias sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here