Assessoria de imprensa online

0
1615

Assessoria de imprensa online – Tendências e Desafios

Em um mundo conectado, a assessoria de imprensa online ganha cada vez mais espaço no cenário da comunicação. Negar esse fato é simplesmente ignorar os avanços tecnológicos dos últimos anos.

Imagine um mundo onde as notícias chegam através de um clipping físico, às duas horas da tarde. Não teria a mínima graça, não concorda? Pois é, falar em comunicação em tempos de Internet e ignorar a assessoria de imprensa online é pensar assim.

O processo de adaptação às novas mídias pode ser fácil, mas alguns profissionais ainda resistem à essa transição. É o tipo de reação que podemos definir muito claramente em uma expressão bem brasileira: Remar contra a maré.

Pior ainda, alguns profissionais acreditam que a transição da assessoria de imprensa convencional para a assessoria de imprensa na Internet é apenas uma questão de “mudar de teclado”. Ledo engano.

O mundo online tem um formato próprio, uma dinâmica própria, e por isso, o profissional de assessoria de imprensa, comunicação social ou jornalismo, precisa se adaptar a esse formato e compreender suas regras, técnicas e dinâmica.

Um novo ambiente e novas exigências

Recentemente, o site Empreendedores Web, especializado em suporte a pequenos e médios empreendedores, publicou um artigo sobre como escolher uma agência de assessoria imprensa na Internet onde fica claro a exigência técnica sobre os profissionais de relações públicas nos dias de hoje. É um retrato da sofisticação do mercado atualmente.

O mundo mudou, o processo de comunicação mudou e isso força os profissionais de comunicação a se adaptarem a essas mudanças, sob o risco de ficarem desatualizados e serem substituídos por aqueles que assimilaram estas mudanças.

O modelo de “notinhas” e distribuição maciça de press releases, largamente utilizado na assessoria de imprensa convencional, não tem lugar na assessoria de imprensa na Internet. A mídia online exige um conhecimento técnico de seus canais e tecnologias envolvidas.

Os desafios da assessoria de imprensa online

Esse novo ambiente de comunicação traz novos desafios para os profissionais envolvidos e é necessário conhecer estas novas demandas que a assessoria de imprensa online coloca para estes profissionais, como também quais os caminhos a seguir.

Um exemplo dessas novas demandas está no trabalho de elaboração e distribuição de press releases, que no mundo online obedece a regras completamente diferentes do que encontramos na assessoria de imprensa convencional.

Em termos de conteúdo, por exemplo, no ambiente digital, é necessário que elaboremos um press release seguindo as boas práticas do Webwriting para que ele seja efetivamente lido pelos visitantes de um site, caso contrário, será mais um texto perdido em um turbilhão de informações.

Também na elaboração deste texto, a aplicação de técnicas de SEO em press releases garante uma exposição maior do conteúdo, já que além do público natural dos canais onde ele é publicado, podemos atrair também o público que realiza buscas no Google, por exemplo.

Até mesmo a distribuição de press releases segue uma lógica diferente. Para se conseguir maior exposição em todos os canais, é preciso administrar tecnicamente a lista própria de contatos, priorizando aqueles com maior relevância, e os sites de distribuição de press releases.

Assessoria de imprensa online
Os profissionais de assessoria de imprensa online precisam entender a dinâmica desse novo cenário

Compreendendo a dinâmica da mídia digital

Uma outra mudança que os profissionais de assessoria de imprensa precisam encarar é o relacionamento neste novo ambiente, que ao contrário do que muitos ainda acreditam, é completamente diferente do padrão encontrado no mundo físico.

A assessoria de imprensa online é uma via de mão dupla, onde os profissionais têm interesses mútuos e ambas as partes precisam ser beneficiadas pelo processo. O assessor de imprensa consegue exposição para seus clientes, e os veículos agregam valor a seu site.

O problema é que alguns profissionais de assessoria corporativa ainda não entenderam o que venha a ser “agregar valor”. A notícia em si, perdeu muito de seu valor, já que a competição por exposição é muito grande nos dias de hoje. Se ela não for acompanhada de um formato que seja o ideal, não vale quase nada.

Portais de conteúdo e blogs especializados conhecem sua força e por isso para conseguir acesso a eles é preciso apresentar conteúdo de qualidade. Enviar uma “notinha” para que estes portais e blogs desenvolvam o conteúdo, não funciona mais.

A assessoria de imprensa online é um ambiente novo, com técnicas, rotinas e regras próprias que precisam ser incorporadas pelos profissionais do setor, sob o risco de perderem espaço no mercado de trabalho.

As faculdades despejam no mercado anualmente milhares de jovens formados nas áreas de relações públicas, comunicação e jornalismo que já trazem essas tecnologias em seu DNA. Se você não se atualizar, certamente será substituído pela Geração Y em muito menos tempo do que imagina.

Por Alberto Valle no SEO Para Jornalistas

Assessoria de imprensa online
5 (100%) 1 voto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here