Estratégias de marketing para Social Commerce

Com a disseminação do uso das mídias sociais é cada vez mais importante ter uma estratégia de marketing para social commerce já que este canal de venda vem ganhando cada vez mais expressão no cenário dos negócios online.

Ter uma presença ativa e bem estruturada nas redes sociais vem se tornando um diferencial entre os diversos players do e-commerce brasileiro e agora também desperta a atenção de pequenas e médias empresas que não querem ficar longe desse mercado.

O crescimento do social commerce, principalmente depois da pandemia de COVID-19, vem sendo notado no mundo inteiro, e por isso se você ainda não está presente neste segmento do marketing digital, é hora de se apressar.

S√£o milh√Ķes de pessoas a espera da sua loja virtual nas redes sociais, mas voc√™ s√≥ conseguir√° atingir esta audi√™ncia, com boas estrat√©gias de marketing para social commerce.

As principais estratégias de marketing para Social Commerce

Abaixo listamos algumas estratégias de marketing para social commerce que vão ajudar você a estruturar sua campanha de marketing nas mídias sociais.

São conceitos básicos que muitas das vezes são esquecidos pelas empresas em busca de exposição nas mídias sociais a qualquer custo. Não pode ser assim.

Você não pode perder de vista que Social Commerce é acima de tudo uma história de construção de relacionamentos.

1 ‚Äď O planejamento pr√©vio √© fundamental

Trabalhar com estrat√©gias de marketing para social commerce vai exigir de voc√™ muito planejamento e coordena√ß√£o entre as diversas a√ß√Ķes de marketing que voc√™ dever√° empreender.

Por isso √© importante que voc√™ tenha muito crit√©rio na hora de selecionar as plataformas onde ir√° atuar e ter um plano de marketing para redes sociais que integre todas estas plataformas, para potencializar as a√ß√Ķes executadas nelas.

Para que suas estratégias de marketing para social commerce trabalhem de forma bem afinada, você precisará também desenvolver estratégias específicas para cada plataforma, levando em consideração os recursos que elas oferecem.

Por exemplo, desenvolver uma estrat√©gia de marketing no Instagram, √© completamente diferente de uma estrat√©gia de marketing no Facebook, pois os comportamentos do p√ļblico e recursos oferecidos pelas plataformas s√£o diferentes.

2 ‚Äď Entenda por que as pessoas usam as m√≠dias sociais

O primeiro passo para orientar as suas estrat√©gias de marketing para social commerce √© se conscientizar de que as principais raz√Ķes que as pessoas usam as redes sociais s√£o para passar o tempo e se divertirem.

Por esta razão, as empresas devem concentrar a maior parte de seus esforços de mídia social sobre a utilização do entretenimento para construir a retenção de clientes e aquisição.

As empresas também podem aproveitar aqueles que usam as mídias sociais para se comunicar ou se expressar através da construção de uma comunidade online para manter conversas.

Estratégias de Marketing Para Social Commerce

3 ‚Äď Produza conte√ļdo realmente relevante

As estrat√©gias de marketing para social commerce t√™m como um de seus principais pilares a produ√ß√£o de conte√ļdo relevante, fundamental para qualquer a√ß√£o de Inbound Marketing.

Por isso, antes de qualquer coisa, pense no tipo de conte√ļdo que voc√™ ir√° produzir para fundamentar suas estrat√©gias de marketing para social commerce.

Para saber mais sobre esta parte t√£o importante do processo, recomendamos que voc√™ leia o artigo Como Criar Conte√ļdo Para Redes Sociais.

4 ‚Äď Construa relacionamentos com Influenciadores

São essas pessoas com  quem você deve concentrar a maioria de seus esforços e construir relacionamentos nas suas estratégias de marketing para social commerce.

Tamb√©m n√£o h√° raz√£o para limitar o di√°logo e debates nas m√≠dias sociais. Os influenciadores t√™m muitos endere√ßos de e-mail listados em seus blogs, para que voc√™ possa contat√°-los diretamente para suas a√ß√Ķes de e-mail marketing.

Uma vez que você construiu relacionamentos com influenciadores, receber atenção em redes sociais é relativamente fácil, devido a exposição que você pode obter.

5 ‚Äď Seja compartilh√°vel

√Č pouco prov√°vel que muitas pessoas voluntariamente compartilhem p√°ginas de produtos da sua loja virtual ou qualquer outro tipo de site de vendas que voc√™ tenha.

Elas são muito mais propensas a compartilhar posts divertidos e interessantes, vídeos e imagens.

Isso deve reforçar a ideia de que as redes sociais não devem ser pensadas como um canal de vendas.

√Č muito mais inteligente us√°-las como um canal para cria√ß√£o de um primeiro contato canal e tamb√©m como um canal de reten√ß√£o de clientes.

O que é compartilhável?

    • Informa√ß√£o nova que seja interessante, surpreendente e original;
    • Qualquer coisa que fa√ßa com que as pessoas riam;
    • Belas imagens principalmente em m√≠dias como o Instagram e Pinterest;
    • Mensagens que refor√ßam a vis√£o da marca.

O conte√ļdo que vem em peda√ßos do tamanho de uma mordida s√£o mais f√°ceis de serem digeridos.

Estratégias de Marketing Para Social Commerce

6 ‚Äď Esteja onde o seu p√ļblico est√°

A primeira pergunta que os profissionais de marketing online deve estar se perguntando √©¬† onde o seu p√ļblico-alvo est√°?

N√£o importa em que setor a sua empresa opera, h√° um lugar online, onde as conversas est√£o acontecendo em torno desse assunto.

Seu primeiro trabalho √© encontrar essa comunidade. Pode ser um grupo de discuss√£o no Facebook ou LinkedIn, mas pode facilmente ser um f√≥rum, que pode parecer antiquado, mas se √© o lugar onde o seu p√ļblico-alvo est√°, que √© l√° onde voc√™ deveria estar.

7 ‚Äď Entenda que as m√≠dias sociais n√£o s√£o um ambiente de vendas

Os consumidores não recorrem às mídias sociais, necessariamente para comprar o que a sua empresa está vendendo.

Eles usam estes canais para se divertir e interagir com seus amigos e familiares. Voc√™ n√£o pode usar as m√≠dias sociais como seu √ļnico meio de comunica√ß√£o com os consumidores.

A mídia social é por contato casual. Redes como Facebook e Instagram, na verdade, resultam de filtros com base em quem e o que os usuários interagem na maioria das vezes, e por isso as marcas raramente aparecem com destaque em suas correntes.

Uma das grandes vantagens das mídias sociais é a sua capacidade para que determinados tipos de mensagens se espalhem de forma viral.

As pessoas prestam mais atenção em algo que foi compartilhado pelos seus amigos do que para uma propaganda. Por isso, em suas estratégias de marketing para social commerce aproveite esse fato para construir novos seguidores.

√Č claro que as estrat√©gias de marketing para social commerce contam com ferramentas de vendas, como uma loja virtual no Facebook ou uma loja virtual no Instagram, mas esse na verdade n√£o √© o foco principal.

Com novas tecnologias e ferramentas, as estratégias de marketing para social commerce tendem a se sofisticar cada vez mais.

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