Otimizando as categorias de seu comércio eletrônico

Organização de departamentos em uma loja virtualUma pergunta frequente para os especialistas em SEO é: “Como otimizar uma categoria (ou departamento) com muitos produtos?”. A pergunta, recorrente, tem diversas nuances e sutilezas na resposta. Antes de mais nada: quanto é muito? 100, mil, dez mil? Se você tem uma categoria com menos de 200 produtos, é possível colocar todos em uma única página.

Sim, não se recomenda mais de 100 links em uma página, mas se você não tiver um número enorme de links na barra lateral, topo e assinatura do site, está tudo bem. Entretanto, colocar tantos produtos em uma única página não oferece uma boa experiência para os visitantes, então coloque menos como padrão e tenha uma opção “ver todos”. Se você seguir esta rota, deixe os robôs de busca longe da página com menos produtos e permita que veja apenas a que tem mais produtos. Você vai precisar usar uma combinação de “nofollow” para os links; “no índex/follow” na metatag e usar uma tag “canônica” para a versão que deseja indexar. Isso requer conhecimento e é preciso cuidado para não dar um tiro no pé. Tenha certeza de checar várias vezes o trabalho de SEO e peça a alguém para revisar o trabalho. Sempre.

Outra opção interessante é usar Ajax. Sim, você leu direito. Se o que você deseja é entregar aos robôs de busca uma versão HTML com 100 produtos e aos visitantes uma versão com 10 ou 20, a solução é o Ajax.

E se você tiver, digamos, 5 mil produtos na categoria? O ideal é criar subcategorias, que fiquem de um tamanho administrável e usar a solução acima. Mas se isso não for possível, use a paginação. Liste os produtos mais importantes primeiro, para que apareçam antes para os robôs de busca. Depois, interligue (com links) todas as páginas, ou pelo menos todas as que puder sem criar uma péssima experiência para o seu visitante. Os mecanismos de busca serão capazes de encontrar as páginas 2, 3, 4 e seguintes a partir da primeira. Nunca faça com que passem por uma antes de chegar à próxima, combinado?

Ajustes finos

Há algumas considerações finais. Se você quer que seus departamentos – ou categorias, como preferir – sejam indexados, é preciso oferecer algumas qualidades editoriais por lá, como textos e fotos. Se você só entregar produtos e nada mais, não haverá muito valor para os buscadores – e vale a pena usar os atributos noindex/nofollow. Quanto mais próximas estas categorias estiverem da sua home, mais provável que sejam profunda ou completamente escaneadas pela busca. Se estiverem a três ou mais níveis de distância, esqueça – é improvável que um robô vá até o quarto nível para buscar produtos.

Fonte: Blog do E-Commerce

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here