Importância do e-mail como ferramenta de marketing

Importância do e-mail como ferramenta de marketingO futuro do e-mail marketing é promissor. O site americano eMarketer estima que os investimentos das empresas em propaganda via email devam crescer de 338 milhões de dólares em 2006, para 616 milhões de dólares em 2011 — um crescimento de 82% em seis anos.

As pesquisas provam a eficácia do e-mail publicitário. Custos baixos, taxas de conversão elevadas, detalhamento de conversão e relatórios em tempo real são razões que fazem as empresas de diferentes segmentos e portes investirem dada vez mais no formato.

Existem diferentes ações de e-mail marketing, mas de uma forma geral, o seu site pode enviar mensagens periódicas para assinantes cadastrados que autorizaram o envio ou então do e-mail marketing em massa com objetivo de divulgar novos produtos ou promoções.

Falando de uma forma bem direta e com sinceridade, entendo que tanto o email marketing autorizado quanto o spam são importantes. Principalmente se estivermos falando sobre pequenas empresas que têm a necessidade de vender seus produtos e verbas reduzidas para publicidade.

Muitas vezes o e-mail marketing perde sua eficiência devido a alguns erros cometidos, mas nem todos são obrigados a conhecer o assunto. Por exemplo: o tamanho das imagens, o assunto, o motivo para o clique, mailings ruins e não segmentados.

Estudos mostram que o internauta acessa poucos sites por dia. Por isso é fundamental implantar um sistema de envio periódico de newsletters ou peças de marketing por e-mail. A utilização do e-mail como ferramenta de marketing é destinada a empresas que procuram uma forma de adquirir novos clientes, apresentar novos produtos/serviços aos clientes atuais ou melhorar o relacionamento com seus clientes.

Segundo relatórios do instituto de pesquisa Jupiter Research, esta mídia pode render nove vezes mais e dar 18 vezes mais lucro do que uma campanha massiva.

Veja algumas razões para adotar o e-mail marketing:

  • Excelente custo/benefício
  • Personalização da comunicação com o cliente
  • Aumenta a retenção de clientes
  • Liberdade ao cliente para cancelar o cadastro se não deseja mais receber as mensagens
  • Os resultados/respostas para campanhas de publicidade via e-mail ocorrem de forma imediata. No caso de comunicação via newsletters com os usuários do site o relacionamento é construído a longo prazo e proporciona resultados contínuos
  • Acompanhamento de resultados em tempo real, como por exemplo, número de emails que realmente foram abertos, número de cliques, quais os links mais acessados.

Apesar dos excessos do marketing on-line cometidos no passado, pesquisas provam a eficácia do e-mail publicitário: custos baixos, taxas de conversão elevadas, detalhamento de conversão e relatórios em tempo real são todas características notáveis.

Além disso, o e-mail marketing se torna a cada dia mais do que uma ferramenta para spammers e e-negócios. Os consumidores estão mais exigentes e já sabem identificar o spam, aceitando cada vez melhor o marketing de permissão baseado no e-mail. Prova disso é que 78% dos e-mails marketing enviados com permissão são abertos pelos consumidores.

Fonte: Blog do E-commerce

Artigo anteriorVeja como divulgar um e-commerce de moda na internet?
Próximo artigoLoja virtual pronta