Facebook Insights melhora métricas

O Facebook liberou, nesta quarta-feira – 9/03, uma nova ferramenta de web análise para que os usuários possam acompanhar o desempenho de suas páginas. O recurso, chamado Facebook Insights já existe a algum tempo e recebeu um upgrade que incorporou novas ferramentas para o acompanhamento das métricas destas páginas.

Os usuários com páginas de fãs no Facebook passarão a ter acesso acesso a métricas como a popularidade de determinado conteúdo postado ou o engajamento que este conteúdo gerou. Com estes dados os usuários poderão analisar de forma mais precisa as ações empreendidas nesta mídia e fazer os ajustes necessários para aperfeiçoá-las. Para as ações de marketing em mídias sociais ganharão ainda mais eficiência uma vez que o ROI – Return of Investment poderá ser aferido com muito mais precisão.

Métricas do Facebook Insights complementam o Analytics

Além das informações como gênero, dados demográficos, idade, idioma e localização, o Facebook Insights passará a fornecer dados como a proporção de visitar que um determinado post recebeu e a quantidade de “Curtir” que esse post gerou. Isso facilita bastante na hora de medir a interatividade que cada post vem causando.

O Facebook Insights tem sido ótimo para complementar serviços de monitoramento de sites como o Google Analytics, que não dispõem de dados como gênero e faixa etária. Em algumas configurações avançadas do Google Analytics é possível fazer a integração dos dados do Facebook Insights e conseguir desta forma uma análise bem mais detalhada do público alvo. Conhecendo melhor o público com o qual se está trabalhando você consegue montar estratégias bem mais eficientes em campanhas de marketing nas mídias sociais.

Aperfeiçoamento é caminho normal da ferramenta

A tendência de aperfeiçoamento das ferramentas do Facebook é o caminho óbvio para a rede. A medida que ganha cada vez mais adeptos e se destaca como veículo de marketing, é normal que o Facebook tente oferecer o maior número possível de ferramentas de monitoramento das ações que ocorrem em sua plataforma. Foi assim com o Google por ocasião do lançamento do Google AdWords, que acabou trazendo como conseqüência a disponibilização do Google Analytics para que as pessoas pudessem calcular o ROI de suas campanhas sem ter que recorrer a ferramentas pagas. Com métricas mais detalhadas, tanto empresas quanto personalidades – que usam o portal para interagir com seus fãs – poderão descobrir o que seus internautas realmente gostam de ler a partir do Facebook.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

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