Mudança de URL pode prejudicar posição no Google

Um problema que vem afetando cada vez mais quem tem uma loja virtual é a perda de posições arduamente conquistadas no Google em função da troca de plataforma de e-commerce. Isso tem deixado muita gente desesperada porque como todo mundo sabe, uma boa colocação vale ouro em termos de divulgação de um site ou loja virtual. O problema não afeta exclusivamente as lojas virtuais, mas qualquer site ou blog que tenha mudado de alguma forma o endereço das URLs  – www.seusite.com.br/produto-tal.html – já cadastradas no Google, Yahoo ou MSN/Bing. A primeira vista o problema parece ser realmente gigantesco, mas aplicando técnicas de SEO adequadas, pode ser resolvido com certa facilidade.

A Origem do Problema

Digamos que você já a algum tempo trabalha com uma plataforma de e-commerce alugada e por um motivo qualquer resolve trabalhar com um outro fornecedor de sistema de e-commerce ou usar uma plataforma própria. Nessa ocasião, sua loja já tem vários produtos listados no Google e muitos deles em ótimas colocações. Ótimo, um tráfego muito bom sendo direcionado para o seu site e muitas vendas sendo realizadas.

O problema acontece quando você muda de plataforma e na maioria dos casos o endereço das sua páginas, principalmente as de produtos, vão ser modificados em função da nova estrutura da sua loja virtual.

O endereço que anteriormente era www.seusite.com.br/produto-tal.html pode ser alterado para www.seusite.com.br/categoria_a/produto-tal.php. A mudança parece ser pequena, mas é o suficiente para o Google e outras ferramentas de busca não conseguirem mais listar as suas páginas, porque para eles, essas páginas não existem mais. Resultado, todo o trabalho de SEO – Otimização para ferramentas de busca – pode ir por água abaixo e este trabalho custa dinheiro além é claro de ser a principal ferramenta de marketing digital de qualquer site ou loja virtual. O problema é gigantesco, pois pode comprometer seriamente a divulgação do seu site, mas não é insolúvel.

A Solução – Duas Etapas

Primeira Etapa – A solução para o problema tem duas etapas. A primeira é criar um redirecionamento para as URLs que não existem mais, seja através de código ou outra forma que você encontre para informar a página sem ferir a integridade de sua estratégia de SEO. A forma mais comum é a criação de um redirecionamento 301 para a nova URL. Funciona, embora o redirect não seja muito bem visto pelas ferramentas de busca, mas se você estiver usando o próximo passo, o buscador vai entender o que você está fazendo.

Segunda Etapa – A segunda etapa para a mudança de URL em um site consiste na correta manipulação de um arquivo essencial em qualquer site, o sitemap.xml. Esse arquivo informa às ferramentas de busca o endereço de todas as URLs do seu site além de outras informações como, por exemplo, a periodicidade de modificação destas páginas. Esse arquivo não só agiliza a atualização das URLs do seu site quando é enviado para o buscador, como também facilita a indexação quando os buscadores visitam o seu site. A manipulação deste arquivo nessa operação de transferência de destino das páginas já indexadas consiste em informar o endereço antigo, a freqüência de atualização e a URL nova.

A operação não é assim tão complicada, mas exige muita técnica e conhecimento. O resultado porém é sensacional uma vez que você pode mudar completamente a plataforma de e-commerce ou CMS que você usa sem perder o ranking no Google, desde que mantidos os padrões de conteúdo e meta-tags. Bem melhor que ter que começar tudo de novo.

Como Dominar Estas Técnicas

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