Sites de Compras Coletivas ou Promoções em Perfis Institucionais

Após ler o post “Compras coletivas e campanhas de mídias sociais”, do Artigos E-Commerce, fiquei refletindo sobre um trecho em especial, em que eles sugerem ser uma melhor prática promover seu negócio através de um site de compra coletiva do que uma promoção pedindo retweets pelo perfil institucional, por exemplo.

Para o autor do texto, “talvez, a grande vantagem de investir em compras coletivas não esteja relacionado ao momento da oferta, mas ao instante posterior, onde o cliente vai até o estabelecimento, conhece o serviço, o atendimento e o produto e passa a recomendar a sua rede de contatos”.

O artigo usou argumentos que me fizeram considerar essa opção, mas como boa São Tomé que sou, precisei ver para crer. Para isso, sai caçando um case em que a campanha corporativa foi mais bem sucedida fora de seus perfis.

Às 11h49 do dia 22/02/11, a Royal Caribbean (@RCCL_Brasil) divulgou a seguinte promoção: Promoção Royal Caribbean 4000 followers!  Quer concorrer a uma cabine no Splendour of the Seas? Clique e participe! http://bit.ly/fCsDvE.

Até o presente momento, 15h35, receberam 94 participações, que puderam ser mensuradas através da hashtag criada por eles, a #Royal4000seguidores.

Enquanto isso, no site de compras coletivas Viajar Barato rolam 3 ofertas de cruzeiro da Royal Caribbean, sendo que, levando em consideração o mesmo período de tempo, foram vendidos ao todo 129 cupons.

Isso confirma, pelo menos nesse case, a efetividade dessa ação. A empresa não só fez campanha nas mídias sociais através dessas ofertas, como também terá a oportunidade mencionada no começo do texto, de vivenciar a experiência e não só receber um RT, muitas vezes passivo.

Além de um detalhe muito interessante, o site escolhido para ofertar é de nicho, voltado para quem está interessado em promoções de viagens, o que provavelmente maximizou o retorno dessas vendas, excelente dica para quem quer fazer uma estratégia com esses sites.

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