Email marketing – Estrangeirismos necessários e explicados

Email marketing - Estrangeirismos necessários e explicadosSim, estamos no Brasil e este site é voltado para o público brasileiro, mas é impossível não cair em alguns estrangeirismos já associados à prática do email marketing. Por conta disso, nos desculpamos, mas, na verdade, se formos analisar mesmo, email marketing em si só já é um estrangeirismo, então fica realmente difícil escapar.

O estrangeirismo é uma palavra ou expressão estrangeira que não tem uma tradução específica ou equivalente na nossa língua. É por isso que falamos e-mail marketing ao invés de correio eletrônico para fins de mercadologia, porque é uma expressão em inglês que já é aceita no contexto brasileiro e que não tem uma tradução apropriada.

De qualquer forma entendemos a frustração de alguns usuários que não estão acostumados a alguns dos estrangeirismos utilizados frequentemente nos nossos posts. Portanto, aqui vai um pequeno glossário:

Call-to-action

A expressão ‘call-to-action’ em inglês quer dizer um chamado à ação,  e esse chamado deve sempre estar presente no conteúdo das edições de email marketing. É uma maneira de convidar seu contato a interagir diretamente com uma campanha, a sair da passividade e, através de um gesto, dialogar mais explicitamente com seu conteúdo.

Optin e Optout

Essas expressões têm relação com a permissão do contato para receber emails. Optin quer dizer que os destinatários solicitaram o recebimento de mensagens de e-mail marketing e optout significa que optaram por fazer o descadastro de uma lista de envio.

Widget

É um tipo genérico de aplicativo que funciona em uma plataforma ou software. No nosso contexto de email marketing, no Emailmanager mais especificamente, refere-se à possibilidade de manter na sua área de trabalho alguns boxes dinâmicos com informações constantemente atualizadas sobre a assinatura, plano de dados ou avisos.

E-commerce

Termo associado ao comérico realizado via internet.

ROI

Abreviação para “Return on Investment”, ou “Retorno Sobre o Investimento”. No email marketing esse dado é calculado baseado no número de conversões ou valor de compra gerados por uma edição, por exemplo.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here