Quem mexeu no meu email marketing?

No já clássico livro motivacional Quem Mexeu no meu Queijo?, o autor  Spencer Johnson descreve as reações de quatro diferentes personagens frente à adversidades e como cada um lida com essas dificuldades de maneiras características. O que aconteceria se trouxéssemos essa alegoria para o dia-a-dia do email marketing?

Quem mexeu no meu email marketing?

Digamos que haja quatro personagens e cada um possui uma base de dados sólida de contatos de email marketing. Por um motivo qualquer essa base passa a apresentar problemas e já não produz os resultados esperados. O que fazer? Por um lado temos os personagens que ao se depararem com uma dificuldade, como aumento na taxa de interações negativas, saem à procura de novas soluções assim que identificam o problema. Por outro lado há os que têm dificuldade em se desprenderem de seus velhos hábitos e se apegam às soluções que costumavam dar certo.

Quem mexeu no meu email marketing?

O que o livro procura mostrar são as diferentes atitudes das pessoas em relação à dificuldades, e no email marketing isso se traduz para a reação à resultados negativos nos relatórios. Há dois tipos de opções:

Quem mexeu no meu email marketing?

1)    Ousar e procurar novas soluções para a sua estratégia de email marketing: isso pode significar várias coisas, dentre as quais: uma campanha de confirmação de optin, uma edição especial ou comemorativa, nova estratégia de segmentação, novo layout, diversificação de conteúdo, e muito mais.
2)    Continuar com as mesmas estratégias e torcer para que os resultados negativos nos relatórios sejam apenas uma tendência passageira. Isso não é totalmente errado, afinal há fases em que as pessoas interagem menos com as edições, um exemplo claro é a newsletter informativa semanal que tem uma diminuição nos acessos durante o período de festas no final do ano. Nesse caso resultados negativos podem ser uma tendência passageira, mas na maior parte das vezes são sinal de que você deve ficar alerta e pensar em como melhorar sua estratégia de email marketing.

Portanto, quando surgir a pergunta ‘Quem mexeu no meu email marketing?’, quais dessas atititudes você vai tomar?

Quem mexeu no meu email marketing?

Fonte: Últimas do emailManager

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here